Se conseguir se classificar bem no SISU suficiente para conseguir uma vaga já é difícil, quando não se tem a melhor das notas no Enem fica mais ainda. Se você se encontra nessa situação, veja aqui as cinco universidades mais fáceis de passar no SISU e se inscreva onde terá mais chances.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O SISU
Criado em 2010, pelo Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi desenvolvido com intuito de unir as vagas de instituições de educação superior públicas brasileiras em um único sistema eletrônico, centralizando seus processos seletivos.
Desde que foi estabelecido, cada vez mais universidades adotaram o SISU como sua principal forma de ingresso de novos alunos, e algumas até aderiram o sistema como a única forma de admissão em seus cursos de graduação.
Quem pode participar do SISU?
Como é voltado ao acesso às universidades públicas, o SISU não exige comprovação de baixa renda de seus candidatos, somente que eles tenham participado da edição mais recente do Enem, sem ser como treineiro, e que não tenham zerado a redação.
Como funciona a classificação do SISU?
Para participar do SISU é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque a nota é o que classifica ou não os candidatos, servindo de base, precisando ser igual ou maior do que a nota de corte dos cursos, nas universidades em que foi feita a inscrição.
Como o número de vagas por curso é limitado, e elas ainda são divididas entre as modalidades de concorrência, para conseguir uma vaga não basta se classificar, é preciso ter nota suficiente para ficar dentro do limite da oferta das vagas.
Lembrando que o processo seletivo do SISU conta com ações afirmativas, que reservam vagas para grupos de cotistas (pretos e pardos, indígenas e deficientes), além de estudantes provindos de instituições de educação públicas.
Universidades mais fáceis de passar no SISU
Para aqueles que não foram tão bem nas provas do Enem, é preciso analisar com cuidado suas opções, tanto de curso quanto de instituição de ensino superior, para que se tenha uma chance real de obter uma vaga.
Uma boa tática, pode ser investir em universidades menos concorridas, e que tenham notas de corte mais baixas. Veja abaixo as cinco universidades mais fáceis de passar no SISU e algumas de suas notas de corte:
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
- Letras – Língua Portuguesa: 407.29;
- Ciências Biológicas: 436.15;
- Matemática: 436.62;
- Letras – Português e Inglês: 443.58;
- Filosofia: 479.97.
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMT)
- Pedagogia: 412.66;
- Ciências Biológicas: 424.3;
- Matemática: 445.12;
- Letras: 457.03;
- Geografia: 458.41.
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Matemática: 493.46;
- Ciências Biológicas: 496.22;
- Geografia: 506.12;
- Zootecnia: 507.65;
- História: 509.61.
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
- Matemática: 493.96;
- Geografia: 515.98;
- Pedagogia: 524.92
- Serviço Social: 526.74;
- Química: 538.70.
Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)
- Química Ambiental: 497.15;
- Pedagogia: 528.08;
- Matemática: 531.04;
- Geografia: 535.84;
- Ciências Sociais: 540.81.
Inscrição SISU 2024
Para se inscrever no SISU nas universidades acima citadas, ou em qualquer outra instituição de ensino superior credenciada, os interessados só precisam acessar o portal do SISU, no período de inscrição, que vai de 15 a 23 de fevereiro.
Veja abaixo como fazer sua inscrição no SISU 2024 de forma rápida e fácil, em apenas cinco passos:
- Acesse o Portal SISU clicando aqui;
- Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
- Preencha os dados solicitados;
- Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
- Pronto, você está inscrito.