SISU ou Prouni? Você sabe a diferença entre eles? As duas modalidades de acesso às universidades estão disponíveis para estudantes tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares. Assim, ambos garantem o acesso às universidades. Confira abaixo a diferença entre o SISU ou Prouni abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como ingressar na faculdade em 2024?
Muitas mudanças ocorreram no ensino superior nos últimos anos. De acordo com os últimos dados do censo da educação básica do MEC, o número de universidades públicas está aumentando anualmente (confira a notícia aqui).
Além disso, novas oportunidades foram criadas para estudantes de baixa renda prosseguirem seus estudos particulares. O ingresso nas universidades públicas ainda é determinado por vestibular e vestibular nacional (ENEM).
No entanto, não há vagas abertas para todos, e quem não consegue passar ou não consegue se mudar para outra cidade para estudar em um órgão estadual ou federal não tem direito a essa condição.
Estes são os cursos com notas de corte mais baixas de toda história do SISU
Além do Pravaler, existem outras duas opções para frequentar uma universidade particular. Sisu, Prouni e Fies estão apertando o orçamento. Saiba mais sobre cada um e veja as diferenças.
SISU ou Prouni: escolha sábia para garantir sua vaga
O Sisu – Sistema de Seleção de Única, é administrado pelo MEC (Ministério da Educação). É um portal informatizado e a principal ferramenta de ingresso no ensino superior público para participantes do processo seletivo – ENEM.
As notas do Enem são informadas no sistema e não há limite de renda. Qualquer pessoa que cumpra os requisitos pode se inscrever no Sisu independentemente de sua situação financeira.
Portanto, para ingressar é necessário ser aprovado no exame final do Enem (exame nacional do ensino médio), obter nota superior a zero na redação e não ser considerado treineiro.
Não há limite de notas para se inscrever no Sisu, mas diferentes instituições podem designar diferentes ponderações e exigir notas mínimas para determinados cursos. Assim, essa notas são denominadas notas de corte.
O programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de bolsas de estudos para pessoas que precisam de apoio financeiro para cursar o ensino superior, em faculdades privadas.
Em alguns casos, o aluno paga metade da mensalidade e o governo federal paga o restante. Nos demais casos, o Proni arcará com todas as contribuições mensais do aluno e será custeada integralmente.
Cursos EAD SISU 2024: Lista Completa, Nota de Corte e Dicas.
Para concorrer a uma bolsa no Prouni, você não deve apenas comprovar sua baixa renda, mas também passar na prova do Enem e obter nota mínima. Os candidatos devem pontuar 50 ou mais e não zerar a redação.
Além disso, é exigido diploma do ensino médio de instituição pública ou comprovação de frequência em escola particular totalmente financiada, ou seja, cursou o médio em colégio particular com bolsa.
O que muda de um programa para outro?
O Sisu e o Prouni são programas que facilitam o acesso dos alunos às universidades, sejam das privadas ou públicas. Assim, essa seria a maior e melhor qualidade e característica que une os dois programas.
No entanto, para além disso, existem diferenças também, sejam elas no procedimentos, seja nos objetivos. Enquanto o primeiro visa o ensino superior público, o segundo visa as faculdades privadas que, em alguns casos, não possuem o Enem como porta de entrada, e sim vestibular próprio.
Para ser elegível ao Sisu, o aluno só precisa ter concluído o Enem no ano anterior ao processo seletivo, ter obtido nota mínima de 50 na prova e não ter 0 na redação, ou seja, se zerar a redação, não poderá participar.
Não fui aprovado no SISU 2024, e agora? Veja alternativas além do SISU.
Já o Prouni tem outros requisitos além do desempenho mínimo no Enem para participar do processo. Os estudantes devem ter renda per capita de até 1,5 salário mínimo para concorrer à bolsa integral e de até 3 salários mínimos para concorrer à bolsa parcial.
Além disso, ele não pode ter diploma, exceto para professores de escolas públicas, formados na área de educação. Ou seja, solicitar o Prouni após a conclusão de uma universidade.