Se você foi reprovado no Sisu 2024 saiba que seu sonho de cursar uma faculdade ainda não terminou. Neste post vamos te apresentar alternativas, além do Sisu, para você começar o ano cursando o nível superior.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Reprovado no Sisu 2024
Ser reprovado no Sisu 2024 pode ser algo que realmente te deixe abalado, afinal, você se dedicou e estudou tanto, mas não conseguiu a tão sonhada vaga na faculdade.
Porém, o conteúdo do artigo de hoje é para te ajudar a pensar em alternativas além do programa.
Veja algumas opções que você pode tentar caso tenha sido reprovado no Sisu 2024:
Procure outras formas de ingresso
Além do SISU, muitas instituições de ensino superior oferecem outras formas de ingresso, como o vestibular próprio, o ENEM + vestibular, o ingresso por transferência de curso, entre outras.
Verifique as opções oferecidas pela instituição que você tem interesse em ingressar.
Estude para o ENEM
Se você não obteve a nota necessária para ingressar no curso ou instituição de sua preferência, uma opção é se dedicar aos estudos e buscar melhorar a sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aumentando suas chances de ser aprovado no SISU ou em outras formas de ingresso.
Considere opções fora do SISU:
Além do ensino superior, existem outras opções de cursos técnicos e de qualificação profissional que podem ser uma boa alternativa para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Pesquise e avalie todas as suas opções;
Procure por outros programas do governo
Pesquise sobre outros programas do governo como ProUni e Fies. Eles também garantem o seu ingresso na faculdade.
ProUni
O ProUni é um programa do MEC, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais de 50%, aos estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de ensino superior.
As bolsas oferecidas são para as instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
A pré-seleção do ProUni tem como base o resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni.
Além de ter realizado o Enem, o estudante precisa obter um resultado no mínimo de 450 pontos na média das 5 (cinco) notas do exame e nota na redação que não seja zero.
As inscrições para o ProUni podem ser realizadas aqui.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) cujo objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.
Desde 2018, o FIES possibilita juros zero aos alunos de baixa renda e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
O aluno que tiver interesse em participar do FIES poderá se inscrever através da Secretaria de Educação Superior (SESu), se candidatando nos processos seletivos em datas definidas nos editais.
O candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010, e obteve média aritmética das notas nas provas iguais ou superiores a 450 pontos e nota superior a 0 na redação poderá participar do FIES. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.
As inscrições para o Fies podem ser realizadas aqui.