Milhares de jovens participam do SISU todos os anos para realizar o sonho de fazer o ensino superior em uma universidade pública, se preparando para as provas em busca de uma boa nota, mas você sabe o que fazer com o resultado do SISU? Veja aqui quais são suas opções.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como funciona o SISU?
Realizado duas vezes ao ano, o SISU é um processo seletivo bastante simples, no qual os candidatos só precisam se inscrever dentro do prazo determinado pelo Ministério da Educação (MEC), e aguardar, já que a seleção é feita usando como base a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Na hora da inscrição no SISU, o candidato precisa indicar até duas opções de cursos de graduação e universidades em que tenha interesse, e sua classificação depende se ele tem uma nota do Enem igual ou superior à nota de corte dos cursos, nas universidades em que se inscreveu.
Alcançar a nota de corte, no entanto, não garante uma vaga, tendo em vista que as vagas são limitadas, por isso para ficar entre os classificados, o inscrito precisa ter uma nota boa o suficiente para ter uma colocação dentro do limite de vagas.
As 5 universidades mais fáceis de passar no SISU!
O que fazer com o resultado do SISU?
O processo seletivo do SISU dá algumas opções a seus candidatos e antes de se inscrever é interessante saber quais são essas opções, e planejar o que fazer caso seja ou não classificado. Você sabe o que fazer com o resultado do SISU?O resultado do SISU pode levar o candidato a três opções: se matricular caso seja convocado na Chamada Regular, se inscrever na Lista de Espera, caso não seja convocado e queira continuar tentando uma vaga na mesma edição, ou somente se inscrever novamente no próximo ano.
Matrícula SISU
Apesar do esforço e dedicação, quando se trata de um processo seletivo como o SISU não tem como se ter certeza de nada, por isso é bom entender o que fazer se você não for classificado na sua primeira opção de curso, somente na segunda.O título de segunda opção é um claro indicativo que o curso não é realmente o que o estudante gostaria de cursar, por isso ao ser convocado somente para este curso, muitos candidatos pensam em abrir mão de fazer a matrícula e tentar conseguir vaga na sua primeira opção.
Neste caso, o candidato precisa entender que não poderá continuar tentando na mesma edição por meio da Lista de Espera, pois somente não convocados na Chamada Regular podem entrar nesta lista, por isso, a desistência da matrícula só lhe dá a opção de tentar novamente na próxima edição.
Lista de Espera SISU
Como mencionado acima, a Lista de Espera do SISU é de uso exclusivo dos candidatos não convocados na Chamada Regular, e sua participação não é obrigatória e sim opcional, por isso, não tem inscrição automática.Ao não ser convocado na Chamada Regular o candidato precisa decidir rapidamente se vai continuar tentando e registrar interesse de participação na Lista de Espera, ou deixar para tentar novamente na próxima edição.
É importante entender que cada candidato só pode registrar interesse na Lista de Espera de um único curso, e que sua nota no Enem é novamente o que pode ou não classificá-lo para uma vaga.
Nova inscrição
Caso o candidato tenha sido convocado, mas não queira se matricular no curso em que conseguiu a vaga, ou não tenha sido convocado na Chamada Regular e não tenha interesse em tentar a Lista de Espera, sua única opção é tentar novamente na próxima edição.Antes de tomar essa decisão é preciso entender que a participação do SISU depende de participação no Enem mais recente, ou seja, se o candidato resolver fazer uma nova inscrição no SISU no próximo ano, ele precisará fazer o Enem novamente.
Inscrição no SISU
Para optar por alguma das opções acima citadas, o candidato precisa antes se inscrever no SISU, dentro do prazo estabelecido pelo MEC, no portal oficial do programa.Veja abaixo como fazer sua inscrição:
- Acesse o Portal SISU clicando aqui;
- Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
- Preencha os dados solicitados;
- Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
- Pronto, você está inscrito.