Uma pequena distração ou esquecimento fez você perder o prazo mais importante do ano, e agora você lamenta: “Perdi o SISU 2024, e agora?” Saiba que o programa governamental não é a única forma de entrar em universidades federais com a nota do Enem. Veja aqui outras formas.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O Enem
Criado pelo Governo Federal, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi desenvolvido com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo a educação básica, mas, 11 anos depois se tornou um facilitador ao acesso à educação superior.Enem e os programas governamentais
O Enem passou a ser usado como base para classificação em programas governamentais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (SISU), e também para obter o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).Desde a criação do SISU, as universidades públicas têm oferecido a maior parte das suas vagas por meio do programa, e algumas passaram até a utilizar o SISU como sua única forma de ingresso para novos alunos.
Perdi o SISU 2024, como usar a nota do Enem?
Apesar da maior parte das vagas das instituições federais serem atualmente ofertadas por meio do SISU, muitas universidades oferecem ainda outras formas de ingresso, e dentre elas, várias encontraram outras formas de aproveitar a nota do Enem em seus processos seletivos.Então se você perdeu o prazo de inscrição do SISU, mas não desistiu de ingressar no ensino superior em 2024, saiba que você ainda pode fazer isso usando sua nota no Enem, e você tem até duas formas diferentes de acesso em que pode usá-la.
Segunda Chamada SISU 2024
Como Funciona? Vagas e Resultado.Apesar de já contarem com acesso pelo SISU, muitas universidades federais, passaram a utilizar a nota do Enem também como uma forma de acesso direta, e outras até mesmo substituíram o SISU por seu próprio processo seletivo com nota do Enem.
Além do Acesso Enem, algumas instituições de ensino federais, também passaram a fazer aproveitamento da nota do Enem em seus processos seletivos, em vestibulares tradicionais e seleção para acesso a cursos que exigem habilidades específicas.
Falando em usar a nota do Enem para entrar em universidade pública, é importante destacar que isso não é uma exclusividade das instituições federais, muitas estaduais também têm acesso com nota do Enem ou faz aproveitamento da nota.
Onde posso usar a nota do Enem?
Há um grande números de instituições públicas federais e estaduais nos quais você pode utilizar a sua nota do Enem de forma direta, veja abaixo algumas delas:- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Federal de Goiás (UFG);
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal do Tocantins (UFT);
- Instituto Federal Santa Catarina (IFSC);
- Universidade Estadual do Ceará (UECE);
- Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);
- Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS);
- Universidade Federal do Pará (UFPA);
- Universidade Federal de Rondônia (UNIR);
- Universidade do Estado do Amapá (UEAP);
- Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM);
- Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
➜ Não fui aprovado no SISU 2024, e agora? Veja alternativas além do SISU.
Inscrição para Acesso Enem 2024
Para se inscrever para ingressar no curso de graduação com sua nota do Enem, você precisa identificar uma universidade de sua região que utilize essa forma de ingresso e ficar atento ao edital do processo seletivo para fazer sua inscrição. Assim, não importa se você perdeu o SISU 2024, ainda há esperança.Veja abaixo como se inscrever para Acesso Enem, por exemplo, na Universidade de Brasília, por meio da instituição realizadora dos processos seletivos da UnB, a Cebraspe:
- Acesse a página da Cebraspe clicando aqui;
- Na aba Acesso a Universidade, clique em Vestibular e outros acessos;
- Em processos seletivos em andamento, clique em Acesso Enem UNB 2024;
- Clique em Inscrições;
- Preencha os dados solicitados, incluindo sua nota no Enem;
- Indique sua modalidade de concorrência;
- Informe o campus, curso e turno que gostaria de estudar;
- Escolha a língua estrangeira de sua prova;
- Indique em que cidade gostaria de fazer a prova;
- Conclua a inscrição e salve ou imprima o boleto de pagamento da taxa de inscrição.
- Pronto você está inscrito.